sexta-feira, 15 de julho de 2011

Conhecendo o ISO

Bom dia Meninas estava com saudades já, hoje vim falar um pouquinho mais sobre o ISO. Como ele funciona e como ele ajuda nas fotografias.
O que é o ISO?
É como se mede a sensibilidade do sensor à luz. A regrinha é simples: Se o ambiente tiver muita luz, escolha ISOs mais baixos para melhor qualidade das imagens. Se o ambiente tiver pouca luz, escolha ISOs mais altos, o que aumenta a velocidade não deixando as fotos tremidas, porém deixa uma granulação feia nas fotos.
A sequência padrão do ISO começa em 100 (apesar de existir ISO mais baixo) e segue adiante, dobrando de sensibilidade a cada gradação. Segue abaixo a listagem do ISO.

100 - 200 - 400 - 800 - 1600 - 3200 (e assim por diante, dobrando a cada incremento).

Um ISO 200 é duas vezes mais sensível que um de ISO 100, e um de ISO 800 é 8 vezes mais sensível que o mesmo de ISO 100, e exige bem menos luminosidade.

Em condições de boa luminosidade, como num dia ensolarado, você provavelmente optará pelo ISO mais baixo possível, pois a foto ficará mais nítida e com menos ruído digital.
Já em ambientes com pouca luminosidade, como à noite ou em ambientes internos, você terá de aumentar o ISO, o que fará com que sua câmera seja mais sensível à luz e torne a foto mais clara.

Reparem na imagem abaixo os exemplos de ISO:





No primeiro quadradinho:  ISO 100, foto com zoom, sem ruído.
Já na quadradinho do meio: ISO 400,  foto com zoom, com pouco ruído.
No ultimo quadradinho: ISo 3.200, foto com zoom, e muito ruído.


Ao contrário de outros controle manuais, várias câmeras compactas permitem a seleção de diferentes configurações de ISO, o que é ótimo na hora de obter o melhor desempenho de sua câmera.

Para saber como alterar o ISO de sua câmera, recomendo a leitura do manual do fabricante, que o ensinará todas as funções para o modelo e marca da câmera.

Vamos brincar com o ISO?




Bjs

Pri
http://vidadescrapper.blogspot.com/

2 comentários:

adorei as dicas, Priiii. ;) vou testar aqui.
bom final de semana
beijokas
Cris

Ótimo post, vai me ajudar bastante.
Bjo,
Tati

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More