quinta-feira, 26 de maio de 2011

Decolorindo - Um mundo de cores para você!

Olá! Hoje estou estreando aqui no blog Scrap Criativo - Decoração. Muito prazer! Meu nome é Carol Soreli, tenho 29 anos, a criação sempre fez parte da minha vida mas foi sofrendo alterações ao longo do tempo . Comecei a escrever por volta dos dez anos e mantive a criatividade voltada para a escrita até a fase adulta, depois me envolvi com artesanato passeando por diversas técnicas como velas, mosaíco, decoupage, pintura em mdf e outras até encontrar no scrapbooking uma arte completa para o meu estilo de vida e gostos pessoais. Sou scrapper há cerca de seis anos e ao longo do tempo tenho certeza que vamos nos conhecer melhor!
 Mas o que vim fazer aqui, vocês devem estar se perguntando. Vim falar daquilo que está presente em todo lugar do mundo, desde aquele cantinho bem pequeno que gostamos de ficar até os espaços que parecem não ter fim. Vou falar de cores em todos os aspectos. 

História
A mais antiga teoria sobre cores foi explicada pelo filósofo Aristóteles, ele acreditava que as cores eram partes de composição do objeto. Somente muito tempo depois, esta teoria foi deixada de lado com a nova teoria criada por Isaac Newton, que dizia que as cores eram partes da composição da luz por causa de sua experiência com o prisma de vidro direcionado para captar os raios de sol. A medida que ía virando o prisma captando os raios de sol que entravam de uma janela, as cores do arco íris íam brotando no ambiente. Para saber mais sobre a história das cores clique aqui!

2011
O estudo sobre as cores é algo complexo e infinito. Ela está presente nos mais diversos segmentos como por exemplo a psicologia, marketing, medicina, e outros. A preocupação atual não gira mais em torno do que é a cor mas do que a cor representa para cada ser humano diante de diversas situações. Quem diria na Era Medieval que em algum futuro haveria terapia de cores? Ou decoração baseada na influência das cores? Que haveria moda e suas milhares de combinações? Que a cor de nossas roupas influenciaria nosso estado mental? Que inúmeras vezes o ser humano seria tentado a fazer compras devido a influência das cores que colocaram na embalagem do produto? Nem sequer tinham idéia que olhando de cima nosso planeta é mais azulzinho. Sim, nosso planeta é mais azulzinho mas isso fica para outra postagem...

As cores
" As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética ( também conhecida como luz) recebida pelas células dos nossos olhos. A luz se propaga através de ondas e essas ondas possuem picos e vales. A distância entre dois picos equivalem ao comprimento de onda. O tom de cada cor é definida pelo seu comprimento. Assim Diferentes cores possuem diferentes comprimento de onda."
Definição do blog Um pouco sobre Cor.

Quais são as cores?
Existem várias tabelas de cores expostas na rede, a mais interessante para o público que gosta de arte de uma maneira geral é aquela que nos fala o nome de cada uma delas. A Renata Sparapan fez uma tabela com esses nomes e ficou muito interessante, vejam abaixo (clique em cima da imagem para ampliar):
Combinação de cores
Apesar de não existir regras na hora de combinar cores, existem algumas técnicas que facilitam muito chegar em um ponto harmonioso. Entre elas, as mais usadas são as análogas e as complementares.

As cores análogas são aquelas semelhantes, olhando uma tabela de cores, são aquelas que se apresentam mais próximas. Elas podem estar dispostas do tom mais escuro para o claro ou vice-versa e servem para dar a sensação de uniformidade. Na imagem abaixo as cores estão dispostas de acordo com esta teoria, observe a que a fatia de cada cor são bem parecidas.
As cores complementares são cores opostas que se complementam. Esta combinação de cores cria contrastes e ao contrário do que se imagina, também cria harmonia pois funcionam como se uma dependesse da outra. Já ouviu o termo "quebrar a cor"? Estamos falando de cores complementares quando usamos esse termo, geralmente em projetos onde aparece muito determinada cor, deixando um aspecto pesado. Para fazer a quebra, escolhemos uma cor oposta para equilibrar o projeto. Na imagem abaixo, podemos observar as cores complementares seguindo a linha oposta a cada uma. Por exemplo, o violeta está disposto exatamente na linha contrária da cor amarela, o azul está oposto ao laranja e assim em diante.

Importante
Existem também as cores quentes e as cores frias. Na prática, as cores quentes são aquelas mais vibrantes, chamativas, mais vivas e as cores frias são aquelas mais clarinhas, menos vibrantes, os tons chamados pastéis por exemplo. A mesma cor pode ter a variação de quente e fria.

Exemplo de projeto com cores análogas

Exemplo de projeto com cores complementares
Por hoje é só, espero que gostem! Para conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho cliquem aqui! Até o próximo dia 26! Muitas cores pra você! Beijos da Carol

8 comentários:

Seja bem vinda, Carol! Adorei o post! História de mãos dadas com as cores atuais. ;) Obrigada!
beijokas
Cris

Que maravilha de post amiga. Aprendi muito. Obrigada!!!
Seja bem vinda minha querida!!! Adorei sua estreia!

ô mulé pra gostar de uma cor, hehe adorei o post seja bem vinda bjokas

maravilhoso! vc é 10! falou tudo! bem vinda Carol!estreou arrasando!
bjos

Olá vc é power em cores, parabéns.

Adorei Carol!!! Tudo de bom o seu artigo! Parabéns e sucesso pra vc, viu! Bjão!

obrigada carol aprendi legal bjs cidinha guaruj´s sp

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More