sábado, 19 de fevereiro de 2011

Scrap emoção e prêmio

journal2


Hoje é a estréia da nova coluna - Decorando a mente ! Escolhi esse tema - leitura - por ser muito condizente com o scrapbooking no que diz respeito ao jornaling. 

O que para mim é uma das partes mais importantes, depois da fotografia. O que seria da fotografia sem a recordação em forma de palavras daqui a uns 10 anos? Você se lembrará o local da foto, as pessoas que lá estão, os sentimentos que você teve, enfim, a memória emocional daquela fotografia? Eu, com toda certeza, não irei me lembrar de tantos detalhes.. infelizmente. E é isso que faz do scrapbooking ser especial... decorar a fotografia, mas além disso, eternizar o momento por meio de palavras, ou melhor, de emoção, no journaling.


Mas, lembre-se que o importante não é só a descrição pura da foto, mas os detalhes que estão por trás da foto, por exemplo: uma fala inusitada, a emoção do momento, o possível cheiro no ambiente, o som, todos os sentidos são importantes ao se escrever um journaling emocionante. Descreva o máximo que puder, se achar que ficou grande demais vá resumindo, mas deixe a essência da emoção, que é o coração da fotografia. 

E pensando nisso  nada melhor do que sugerirmos livros que são onde a nossa imaginação criativa se renova produzindo um melhor pensar e um escrever com mais propriedade. 


Para inaugurar essa coluna trouxe como dica o livro O Morro dos ventos Uivantes. É um dos mais importantes clássicos da literatura inglesa e mundial. Escrito pela Emily Brontë na qual enriqueceu a literatura inglesa com apenas um único romance que se distinguiu no gênero pela narrativa poética.  Apesar do livro ter sido escrito em 1847, é totalmente atual com seus densos problemas.

O Morro dos Ventos Uivantes

 

Sinopse

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas. 

Minha resenha - 
Uma história de amor e ódio entre Heathcliff e Catherine, mas nada de um romance tradicional. O que temos é um amor dramático, permeado de amor, pena, ódio, vingança, traição,sofrimento, orgulho.. enfim, tudo emaranhado. São personagens complexos .. a história conta a vida deles desde a infância, onde se apaixonam na fazenda onde moram (Morro dos ventos uivantes), crescem e por orgulho da parte dela se separam... e isso leva o amor se transformar em algo devastador para ambos e todos que os rodeiam. Seus filhos ficam com as duras consequencias dos atos de um homem ferido de amor.. onde a maldade impera em seus atos. Muito rancor e ódio faz com que a vida deles seja insuportável. Um fim trágico, intenso e dramático. Uma história emocionante apesar de ser muito dramática. Retrata os relacionamentos humanos e as consequencias de um amor transformado em ódio... enfim, os defeitos humanos em alto grau.
O livro vai brincando com suas emoções... num primeiro momento você morre de pena de Heathcliff, no momento seguinte o odeia... e no final o sentimento vai da pena a loucura.
Resumindo... um amor doentio e letal entre Catherine e Heathcliff, onde temos a natureza humana exposta profundamente. 

Com tantos sentimentos permeando o livro que tal nos embriagarmos  neles para criar aquela página com um journaling emocionante? 

Vejam algumas páginas maravilhosas que se destacam por seus jornalings.

Internacional 

 





 














Nacional




Saudades

Amores caninos

apartamento da praia


Porque sei que é Amor

De mãos dadas
** créditos das páginas é só clicar nas imagens.


E aí, se animou para se jogar no jornaling? Crie uma página com aquela foto que tem muito a dizer e diga! Isto é, crie uma página contando a história da fotografia... leia posteriormente e veja se você fosse alguém que nunca tivesse visto aquela fotografia entenderia ou se emocionaria ao ler. Se não ficou bom, tente novamente! E deixe aqui nesse post o link dessa sua página (página artesanal ou digital)  até o dia 15/03. Porque no próximo dia da Coluna Decorando a Mente (todo dia 19) irei selecionar uma página e ela vai levar  um vale cupom de R$20,00 reais para você comprar o que quiser lá na minha loja virtual Armazém Criativo. (scrap digital)

Então, estou esperando a sua página com muito journaling.

Até a próxima coluna com muitas dicas sobre scrapbooking  e sugestão de um ótimo livro !

Beijos
Cris Oliveira

* POSTADO POR - Cris Oliveira * Coluna | Decorando a Mente * Leitura

11 comentários:

Olá Cris!
Nossa adorei essa postagem, fiquei muito curiosa para ler esse livro, você me deu uma idéia, estou pensando em comprar para dar de presente a uma amiga e naturalmente um para mim, claro!
Eu dou muita importancia em escrever nos meus álbuns, LOs. Gosto muito dos tags eles são charmosos e decotativos.
Quero lhe desejar um otimo final de semana.
Beijos.

Adorei conhecer mais este cantinho... Lindo!!!
O livro realmente maravilhoso e inspirador.
Sem duvidas uma linda foto com um emocionante Jornaling transformam qualquer Lo... Para mim tbm sao a parte mais importante de um Lo...
Simplismente Maravilhosa a selecao de Lo para ilustrar o seu post...
Parabens!
Bjs Georgia

Eu também sou doida por um journaling! Só não uso em álbuns de aniversário, mas são fundamentais em álbum de viagem! Arrasou na seleção de LOs. Vou colocar um monte na minha pastinha de inspiração.

E o Morro dos ventos uivantes é divino! Quando li, foi em uma sentada. Não conseguia para. Terminei às 3h da matina!

ameiiiiiiiiii esse post
eu li Morro dos Ventos Uivantes há mto tempo e lembro q gostei mto!!!!
As páginas inspiração estão belissimas
obrigado Cris
vou tentar fazer um LO para participar
bjkas
Leila

Excelente post!!! Parabéns!!!
Eu tenho esse livro guardado há muito tempo, mas nunca o li! Vc me deixou inspirada... acho que irei lê-lo e, quem sabe, conseguir fazer journalings inspiradores tb!
Bjo

Uma página que amo e que não teria sentido sem o journaling:

http://www.armazemcriativo.org/gallery/LOTM/Zoinho-pic_1793.htm

Nossa Cris, esse livro é mesmo sensacional!
Li quando tinha uns 12-23 anos e não esqueci mais. Hoje mesmo tava falando dele pro samuel.
Como moro muito alto (15 andar), quando tá ventando muito dá pra ouvir o vento "uivando" exatamente como criei em minha mente a imagem do livro... Maravilhoso!!!!
Vou tentar criar algo...
Bjs

Adorei a inspiração... ai ai!!
Aqui o resultado: http://scrapbooksday.blogspot.com/2011/02/journaling.html

Obrigada "DeCoração", rsrs...

Beijooos!

Meninas, me inspirei total e fiz um journaling enormeeeeeee
o maior que ja fiz até hoje, hehehe
amei a página e espero que vcs tb gostem!!!
http://lolo-artesanato.blogspot.com/2011/02/i-love-cats.html
bjkas e boa semana a todas
Leila

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More