sábado, 6 de novembro de 2010

Scrap Eco!

Olá todo mundo!!!

Estou muito feliz em poder estar aqui fazendo parte desse grupo tão incrível. Há tempos que venho namorando essa possibilidade, mas só agora consegui me organizar para poder estar aqui.
Vamos nos encontrar a  cada 15 dias, sempre conversando sobre formas ecológicas de fazer o que mais gostamos – scrap e decoração!!! 

Bem vindos ao Scrap Eco!

Pra começar trouxe pra vocês um texto que achei muito legal, foi nesse site aqui ó: http://ezinearticles.com/?Eco-Friendly-Scrapbook-Layouts&id=4207134
Mas fiz algumas adaptações, porque ele estava em inglês e era bastante comprido. Espero que gostem das dicas!
Para fazer nossos scraps, além dos produtos que todos nos, amantes de scrap conhecemos tão bem, podemos também usar produtos artesanais ecológicos, como papeis reciclados e até mesmo o “lixo doméstico” assim, além de fazermos nossos layouts mais “verdes” podemos poupar dinheiro com materiais. 

Bem, uma das formas mais ecológicas de se envolver em scrapbooking atualmente é com o scrapbooking digital. Com o scrapbooking digital, você elimina a embalagem, o transporte, o desperdício de papeis em projetos que não saíram como gostaríamos e eventualmente você pode imprimir suas páginas para fazer seus álbuns,  mas pode compartilhá-las também com a família e amigos pelo computador evitando a impressão e o gasto com papéis.
Bem, mas é claro que não resistimos de botar a mão na massa não é, então aqui vão algumas dicas simples, mas bem bacanas.

Dicas gerais para Layouts Eco-Friendly 

* Sempre que for comprar ferramentas de scrapbooking, prefira as mais duráveis e opte por consertá-las (quando necessário) em vez de comprar novas. 



* Prefira as compras locais sempre que possível. Você vai apoiar a sua comunidade e reduzir o consumo de combustíveis fósseis nos transportes. Participe de feiras de artesanato local para encontrar produtos de scrapbook e outros que podem enfeitar lindamente seus projetos. 


* Ao adquirir novos produtos para scrapbook, separe os reciclavés e não-recicláveis. Veja se você pode usar os não-recicláveis, tais como folhas de plástico e até mesmo o acetato que acompanha os adesivos, para projetos criativos. Sempre que possível, tente comprar produtos com embalagem ecológica. 


* Guarde cada pedacinho  de papel para scrapbook para layouts futuros. Você pode transformar pedaços de papel em folhas de papel artesanal ou reutilizar  para uma variedade de outros fins em scrapbooking (como uma pequena tag, ou um detalhe da página).  

* Ao invés de deixar seus produtos parados, promova troca entre colegas Scrappers, tanto materiais como de ferramentas que não estão lhe sendo úteis. Será super divertido e útil.

* Em vez de jogar fora, doe materiais indesejados para as escolas locais, centros de idosos ou outros grupos de ajuda. 


* Você pode usar um simples saco de papel - sacos de compras marrom -  como a base para uma série de layouts de scrapbook. Recorte as formas, carimbe, pinte ou até mesmo queime os sacos para uma variedade de efeitos. 

* Caixas de cereal - caixas de cereal possuem uma gramatura ideal para para criar formas. Pintando o fundo ou deixando a formas divertidas e cores brilhantes mostram sua criatividade no scrapbook. 


* Papelão Ondulado - Você pode usar papelão ondulado para as capas de álbuns de scrapbook ou álbum de recortes de papel resistente. Pintar ou deixar como está, vai dar um efeito muito legal de se ver.


* Papeis velhos  -  Você pode fazer seu próprio papel em casa com os seus papeis usados. Você vai precisar de peneira fina e alguns outros materiais, mas o processo é muito fácil. (prometo que coloco aqui em outro post)

* Preferir companhias de scrapbook que fazem seus produtos usando materiais reciclados ou ecologicamente sustentáveis.

* Embalagens plásticas - use as embalagem de plástico para fazer janelas transparentes e outros detalhes em seus layouts do scrapbook. 

* Peças de quebra-cabeça velhos - Quando você perde algumas peças de um quebra-cabeça, use os pedaços restantes para seus layouts. 


* Latas de refrigerante, latas de alumínio coloridos são um ótimo material para layouts de scrapbook. Você vai precisar de uma tesoura afiada e um pedaço de lixa para retirar as rebarbas. Você também pode gravar o metal com um instrumento pontiagudo. 


* Carimbos -Tente fazer seus próprias carimbos em casa ou fazer carimbos simples com materiais reciclados, como esponjas usadas, cortiça ou placas de espuma. 



Algumas idéias legais

Olha que uso bacana que a Marcela Auxiliadora deu para essas forminhas de doce, achei que as flores ficaram super fofas!!!



Aqui, para fazer a flor Gabi Alberti usou um rolo de papel higiênico, acreditam? Achei suuuper linda!!!



Uma re-utilização pra lá de simples de potes de vidro, mas que dão um charme todo especial pra sua cozinha, foi o que fez a Melissa Frances, dá uma olhada:






Bem, por hoje é isso. Desculpe-me pelo post imenso.
Espero que aproveitem!
Beijos
Zi Lopes

* POSTADO POR - Zi Lopes * Coluna | Decorando o Planeta

7 comentários:

Adorei as dicas Zi, com certeza vou pensar melhor antes de consumir!!!
Bjks

Simplesmente amei as dicas.
Amo reciclar!!!
Bjo enorme querida

o post ficou maravilhosoooooo, Zi.
obrigada.
beijokas

Zi, amei as dicas

e essas flores, O.o lindasss

Adorei as dicas, obrigada e parabéns!!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More