sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Receitinhas para Crianças

Olá pessoas…
Hoje vim mais como nutricionista que sou do que como “curiosa da arte culinária”.
Vim falar de um assunto que as vezes deixa as mães, tias, avós, madrinhas e cuidadoras de cabelo em pé: Alimentação Infantil!!!
Bem não sou mãe, mas tenho muita experiência prática desse problema, diariamente recebo mães que alegam que num determinado momento simplesmente as crianças deixam de querer comer isso ou aquilo, ou simplesmente tudo!!!
Bem, como disse, sou nutricionista e não pedagoga ou psicóloga, mas acreditem, nutricionista tem que entender um pouco disso tudo também!!!


Por isso, e como estamos no mês das crianças, aproveitei o momento da receita para falar um pouco disso e também deixar algumas receitinhas…
Com relação a criança não comer, realmente isso passa a ser um drama familiar, porém como diriam as pedagogas, chega uma fase do desenvolvimento da criança que a ela descobre que existem outras coisas no mundo além de se alimentar e todo esse “mundo novo” chama muito mais a atenção dela e o foco deixa de ser a alimentação, é nessa hora que a mãe ou cuidadora da criança tem que usar a criatividade e exercer a paciência e nunca jamais desistir…

Vocês sabiam que temos que oferecer no mínimo 10, isso mesmo 10 vezes, o mesmo alimento a uma criança para termos certeza que a recusa é porque ela realmente não gosta???
Parece brincadeira não é??? Mas infelizmente ou não essa é uma das técnicas que oriento as mães, além de apresentar repetitivamente, tem que sempre mudar a forma de fazer ou aliar a no máximo um alimento que a criança já goste… Nada de fazer aquela “mistureba”, que só Deus e você sabe o que tem dentro, com cor, cheiro e sabor indefinidos…
Outra dica legal e que tem dado resultados positivios é chamar a criança para participar da elaboração de uma refeição ou lanche, deixá-la responsável pelo preparo ou mantagem de algum prato e elogiar muito seu desempenho… (Claro, acredito que nem precise reforçar, que atividades com objetos cortantes e fogão ou microondas devem ser feitas sempre pelo adulto…)
Bem tem muitas outras coisas que podem ser feitas, mas as palavras chaves são: PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA…
Agora vamos as receitinhas nutritivas (fonte CODEAGRO - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) que podem ser feitas em compania das crianças, com algum pré preparo anterior feito por um adulto:

SANDUICHE DO HERÓI
Ingredientes:
1/2 copo de requeijão
150g de peito de frango cozido, temperado e desfiado
04 fatias de pão de forma (dê preferência, integral)
04 folhas de alface higienizadas
1/2 tomate pequeno higienizado e cortado em fatias
1/2 cenoura pequena higienizada e ralada
01 colher das de chá de orégano seco

Modo de Preparo:
ADULTO: cozinhar com temperos o peito de frango e desfiar. Depois de frio misturar com o requeijão. Reservar.
Higienizar a alface, a cenoura e o tomate. Ralar a cenoura e picar o tomate. Reservar
ADULTO E CRIANÇA: Montagem do lanche: com uma faca sem corte ou espátula de patê, pedir para a criança passar o patê em uma fatia de pão. Por cima colocar a alface, a fatia de tomate, um pouco da cenoura ralada e uma pitada de orégano. Cobrir com outra fatia de pão.

Enquanto a criança vai montando o lanche ir falando os nomes dos alimentos e enfatizando o colorido.
Rendimento: 04 lanches
Valor Calórico: 133 kcal
SUCO_COUVE


SUCO DO SHERK
Ingredientes:
1/2 abacaxi higienizado e cortado em cubos grandes
04 xícaras das de chá de água filtrada
02 folhas de couve higienizadas
01 ramo de hortelã higienizado

Modo de Preparo:
ADULTO: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, coe e adoçe se necessário.

Como a propaganda é a alma do negócio, use esse nome sugestivo e atraente para as crianças…
O que funciona melhor?? O suco do Sherk ou um suco de abacaxi com couve??? (couve, arghhhh… odeio verde!!!!).
De preferência que a criança não veja o preparo, peça que experimente e conte que sabores está sentindo, se está gostando… e só depois conte do que é, mostre a folha de couve, deixem cheirar e experimentar uma folhinha de hortelã…

Enfim, eu sei que vão dizer que não tem tempo para fazer isso todos os dias, mas acho que dá para tentar a mudar a rotina de vez em quando e fazer da alimentação caseira uma festa e não somente a ida ao shopping e fast food o grande evento da semana… realmente assim a comida do dia a dia vai ser muito sem graça e obrigatória e a do fast food uma recompensa…
Pensem nisso!!!!

Bjks De Coração
lu copia assLu-1

* POSTADO POR - Lu Martins * Coluna | Decorando o Paladar * Culinária

3 comentários:

Obrigada pelas dicas lu.
Tenho um "heroi" de 5 anos que ODEIA comer. rsrsrsrs
Bjos e bom feriado!

ameiiiii, lu ;)
vou tentar aqui... Biel tb é uma coisa pra comer..
beijokas!

Tbm. amei demais, Lu!!! Erick é bom de garfo, mas torce o nariz para algumas coisas...vou oferecer 10 vezes daqui para frente ;) Obrigada pelas dicas e as receitinhas deliciosas!!!
Beijos!!!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More