sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas de Fotografia - Entenda as Funções da sua Câmera

A maioria das câmeras digitais possui ajustes automáticos para diversas definições, o que facilita muito a vida na hora de tirar uma fotografia... principalmente quando você quer registrar um momento de surpresa e não tem tempo de ficar ajustando as funções da câmera.
Mas... entendendo melhor para que servem, e como ajustar algumas funções da sua máquina, você poderá tirar fotos ainda melhores.
Vou explicar aqui algumas funções presentes na maioria da câmeras digitais.


ISO
O valor ISO indica a sensibilidade da câmera a luz.
Quanto maior o valor do ISO, mais sensível será o sensor ou o filme. Quando estivermos fotografando numa situação de muita luz, deixamos o valor de ISO baixo, para a foto não ficar superexposta. E, quando fotografamos com pouca luz, deixamos o valor de ISO alto para a foto não ficar subexposta.
No entanto, no caso do ISO, quanto maior o valor de exposição, mais ruído aparecerá na foto.


Velocidade do Obturador
Velocidade de obturação é a medida da duração ou espaço de tempo que o obturador fica aberto. Quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz poderá alcançar o sensor de imagem. Velocidades mais altas de obturação congelam a ação e geralmente exigem mais luz e abertura maior. Velocidades mais baixas permitem que as imagens sejam captadas com menos luz com abertura menor.
Velocidade de obturação é medida em segundos ou em frações de segundo(na maioria dos casos). Quanto maior o denominador mais rápida é a velocidade, assim 1/1000 é muito mais rápido que 1/30.
Na maioria das vezes utilizamos a velocidade de 1/60 ou uma mais rápida, qualquer velocidade abaixo de 1/60 o uso do tripé é indicado pois evitamos que a imagem saia tremida, pois como se trata de uma velocidade lenta o obturador ainda estará aberto e qualquer movimento da câmera ocasionará fotos tremidas e borradas.
Aqui um exemplo de uma foto tirada com baixa velocidade do obturador:



Abertura do Diafragma (F)
O diafragma é um “olhinho” que abre na hora de tirarmos a foto para que a luz passe. Configuramos a abertura desse "olhinho" para controlar a quantidade de luz que entra na nossa câmera (exposição).
O diafragma fica na sua lente e se parece com isso:.


Quanto maior for a abertura que você configurar mais luz entrará pela lente! Quanto menor for esse valor, menos luz entrará.
Quando você está em uma situação de baixa luminosidade a tendência é usar uma abertura maior, para que o máximo de luz possa entrar, e vice-e-versa
A abertura do diafragma é medida em um valor “f”. Quando menor esse valor mais aberto está o diafragma. Cada valor de “f” tem o dobro de área do próximo valor.


Valor de Exposição (EV)
EV significa "exposure value" (valor de exposição). Esse valor serve para corrigir a exposição de uma imagem. Consegue-se uma exposição correta configurando o equilíbrio dos valores corretamente. Tudo depende das condições de luz do assunto a ser fotografado.
Quando modificamos o valor EV, a câmera muda suas configurações para permitir a entrada de maior ou menor quantidade de luz capturada. O valor EV ideal considerado por uma câmera é igual a zero, mas se você achar que que uma foto ficou clara ou escura demais, você pode ajustar esse valor. No caso de foto clara demais, diminua o valor EV para números negativos. Se a foto ficou escura demais, aumente o valor EV para números positivos.

Gostaram? Então, vamos fotografar?

Beijinhos

DeCoração



Yara Voi

3 comentários:

adorei as dicas, Yara. Essas fotos tiradas com velocidade sao lindas ;)
beijokas

Isso pra mim é grego! Adoro fotografar, mas ainda nao me sinto tao preparada para estudar a fundo!

Bsos
Ingrid Kali

adorei as dicas Yara, são demais Obrigada!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More