quinta-feira, 17 de junho de 2010

10 Dicas para uma boa organização

Oie!!!

Quando começamos a fazer algum tipo de artesanato, sempre tomamos conta de um cantinho da casa, ou até mesmo de um comodo inteiro.
Nesta categoria do blog, o "Cada coisa em seu lugar", estarei dando dicas de como estar organizando este cantinho que deve ser sempre tratado com muito carinho, além de ajudar muito na hora de achar o que você precisa.
Porém, é legal você se divertir quando vai arrumar o seu cantinho, assim você tirará maior proveito da sua obra prima ao final da organização.

Pra começar esta categoria, vou dar algumas dicas que são importantes antes de começar a guardar os elementos do seu cantinho, elas irão te ajudar a saber o que vale a pena ser guardado e como ele deveria estar ali.


10 Dicas para uma boa organização

Dica 1: Não tenha medo de gastar. Organização muitas vezes são seguidas de um investimento financeiro, seja pequeno ou grande, ele será essencial para que sua organização seja bem sucedida. Outro investimento é o tempo, então não marque nenhum compromisso no dia da "faxina" ok?

Dica 2: Procure idéias em revistas, internet e até mesmo nas organizações bem sucedidas de suas amigas. Guarde todas as ideias que você gosta numa pasta ou caderno, com anotações do que você gostaria de aplicar no seu caso, pra que fique do seu jeitinho, como cores, tamanho, texturas. Assim, sempre que você for comprar ou mexer em algo do seu cantinho, as anotações a ajudará a fazer de uma forma correta e sem exageros.

Dica 3:
Não seja consumista!!! Isto é o inimigo número 1 do bolso de toda organização. É tendencia de todo artesão querer tudo o que vê pela frente por ser fofo, combinar com algo ou até pelo "um dia sei que vou usar...". Pense em todos os itens da sua arte que você comprou tendo este pensamento primeiro e gaste sua energia em alocá-los e usá-los primeiro, antes de investir em algo que "um dia" poderá ser usado. Tenha certeza que se não comprar este elemento hoje, daqui a alguns dias terá um melhor ainda no mercado.

Dica 4: Aposte na reciclagem. Vidros de conservas podem ser ótimos para guardar botões. Caixas de papelão podem ser pintadas ou revestidas e virar estoque de seus materiais. Seja "verde" e pense não só no seu cantinho, mas em nosso planeta. A alegria em saber que está ajudando será grande e gratificadora.

Dica 5: Utilize o máximo das caixas e estantes. Elas são um método de organização 100% eficiente. As caixas por deixarem um visual limpo no ambiente, por sempre esconder tudo o que tem dentro, elas podem até estar bagunçadas por dentro, mas por fora está colaborando com um ambiente clean. As estantes são o suporte de caixas e outros recipientes de organização. Se for possível ter armários com portas fechadas, melhor ainda!

Dica 6:
Etiquete suas caixas ou recipientes escuros, assim você saberá o que tem dentro delas e não precisará tirá-las do lugar cada vez que quiser descobrir o que tem dentro. Esta dica também vale para gavetas da cozinha, caixas de sapato e até a caixa de ferramentas do maridão. Vale até colocar tags fotográficas para saber exatamente o conteúdo delas.

Dica 7:
Nunca se esqueça do prazo de validade de seus produtos. Isto em relação a uso do produto até o prazo de validade que tem no mercado visual, ou seja, hoje você pode amar um papel, fita, adesivo...amanhã não gostar mais. São eles os grandes vilões do espaço. Que tal marcar com as amigas um "Scrap Swap"? Todas levam seus materiais que não estão sendo usados e trocam entre si. A regra é esta: o lixo de um é o tesouro do outro.

Dica 8: Espaço grande é importante, mas espaço organizado é mais importante ainda. Não fique se lamentando por não ter um daqueles craft-rooms dos sonhos de toda artesã. O tempo é o grande aliado nestes casos. Hoje, você que pode estar apenas começando, tem a oportunidade de deixar organizado desde o comecinho. Amanhã, de uma mesa você passa pra um cantinho. Depois o cantinho ganha um armário. Depois o cantinho vira um cantão, quarto, comodo, ateliê completo! Ufa! Mas nunquinha deixe de organizar, desde o pequeno ao grande, os materiais organizados sempre rendem projetos bem bolados.

Dica 9: Cuide muito bem dos seus projetos prontos! São sua história de vida, seu portfólio. Hoje eles tem um papel em sua vida, amanhã serão muito mais importantes e tenho certeza que eles foram feitos com muito carinho pra se perderem no meio de qualquer bagunça. Embale com cuidado, guarde-os livre de pó, umidade e sol forte. Trate-os com carinho, eles merecem.

Dica 10: Divirta-se em sua organização e saboreie os resultados fazendo um projeto para comemorar! Não esqueça de mostrar aos outros. Boas ideias são sempre bem vindas!

Nos próximos artigos eu venho com ideias para organizar cada pedacinho do seu cantinho ok?

Até a próxima!!

Mil bjks de coração :D
Lê Seki

2 comentários:

Adorei as dicas!!!!
Tenho um espaço pequeno, mas está td bem arrumadinho!!

Adorei as dicas Lê...estou tentando organizar o meu cantinho e serão muito úteis.
Obrigada...bjs!

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More