sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dicas de Fotografia - Balanço de Brancos

A fotografia serve para eternizar um momento. Na foto, aquele instante especial fica registrado para sempre!
E Scrap e fotografia estão completamente ligados.
E como eu sei que todos aqui gostam de fotografar, vou postar todo mês dicas de fotografia... coisas sobre câmeras, luz, técnicas e programas de edição. Tudo para ajudar você a tirar fotos cada vez melhores para usar nos seus projetos ou simplesmente ter registrado um momento especial, um acontecimento, uma comemoração da qual queremos sempre nos lembrar.
Então, fiquem de olho!

Hoje vou falar sobre BALANÇO DE BRANCOS.
Aí você me pergunta, que raios é esse de Balanço de brancos??? kkkk
Calma, eu explico.

O balanço de branco (em inglês 'White Balance' ou WB) é o processo de remoção de cores não reais, de modo a tornar brancos os objetos que aparentam ser brancos para os nossos olhos. O correto balanço de branco deve levar em consideração a "temperatura de cor" de uma fonte de luz, que se refere a quão 'quente' ou 'fria' é uma fonte de luz. Nossos olhos (e cérebros) são muito bem treinados para julgar o que é branco em diferentes situações de luz, mas câmeras digitais normalmente encontram grande dificuldade ao fazê-lo usando o ajuste de branco automático ('Auto White Balance' ou AWB). Um balanço de branco incorreto pode gerar imagens 'lavadas' com azul, laranja e mesmo verde; que são irreais e podem chegar a estragar fotografias. Para fazer o ajuste de branco na fotografia tradicional é necessário recorrer ao uso de filtros ou filmes para as diferentes condições de luz, mas, felizmente, isso não é mais necessário na fotografia digital. Compreender como o balanço de branco digital funciona pode ajudá-lo a evitar a aparição de tons indesejados gerados pelo AWB, e assim melhorar suas fotos numa grande gama de condições de luz.

A maioria das câmeras digitais possuem modos automáticos e semi-automáticos que podem ajudá-lo a fazer os ajustes, além do modo manual.

Dentre os ajustes semi-automáticos, alguns modos pré-configurados podem ser selecionados:
- Tungsten (tungstênio): é usado para se fotografar em interiores, especialmente sob lâmpadas incandescentes.
- Fluorescent (fluorescente): este modo compensa a luz fria de lâmpadas fluorescentes.
- Daylight/Sunny (luz do dia): usado em fotos à luz do dia, em exteriores.
- Cloudy (nublado): usado em dias de tempo nublado ou na sombra.

Na maioria dos casos, você pode obter resultados precisos usando os modos pré-configurados, mas algumas câmeras permitem o ajuste manual também. Na função manual, você "diz" para a câmera o que é a cor branca, então ela terá uma referência para decidir como as outras cores vão ser. Para isto, você pode comprar um cartão branco (ou cinza) especialmente feito para esta tarefa, ou usar algum outro objeto branco. Então, deve-se enquadrá-lo, preenchendo toda a área da fotografia, e utilizar a função da câmera para analisar o objeto (se você não sabe onde encontrar esta função, tente achar no manual ou encontrar no menu de sua câmera, pois isto varia de um modelo para outro).

Obs.: Tenho uma Sony DSC-H50. Nela o ajuste manual fica no Menu. Procure por este símbolo


Olhem as fotos que tirei usando os ajustes. (Ainda tenho muito o que aprender)

A primeira foi com ajuste automático (AWB) e a segunda com o ajuste manual.


Esta outra também. A primeira ficou com essa tonalidade amarelada, já a segunda, com ajuste, ficou com as cores mais reais.


E aí, vamos fotografar????
Beijosssss DeCoração!
Yara Voi



 










Fontes: http://www.cambridgeincolour.com/ e http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/

8 comentários:

Nooooooossa, que complicado né?
Mas a diferença é grande mesmo!

BJ

Ótimas dicas, Yara. Mas sabe que dependendo da foto, eu prefiro com menos branco, como essas no modo automático? Acho que tudo depende do propósito, né?
Bjo

Super dicas, Yara! Adorei!!!
Beijos!!!

Adorei as dicas Yara!!!!
Sou apaixonada por foto e vou tentar aplicar nas minhas próximas experiências!!rs


Beijos!

obaaaa... amoo dicas de fotografia, vou fazer testes aqui em casa com esse ajuste manual, estou tentando usar cada vez menos o automático e me aventurar!!!!
Sou sua fã, vc sabe disso né??
Mais um motivo agora, kkkk...
Bjks querida

Ei meninasss

que legal essa dica

amei mesmo, vou tentar fazer

mas. . . eu acahava que só a mnha mesa que era uma bagunçaa

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


bjosss


amo as dicas de vocês

Related Posts with Thumbnails
Twitter Facebook Favorites More